Contas a Pagar e a Receber são, respectivamente, despesas e receitas que ainda irão ocorrer, em uma data futura.
Nessa seção, explicaremos como usar a tela de Contas a Pagar.
Para cadastrar uma nova Conta a Pagar, basta abrir esta tela e logo em seguida clicar em “Nova Conta a Pagar”. Na tela seguinte, você deverá preencher os seguintes itens:
- Data de Vencimento: é a data em que o pagamento deverá ser feito. Ao clicar nesse campo, um calendário é aberto para que você possa escolher o dia. Exemplo de preenchimento: 30/09/2015.
- Descrição: é como você deseja identificar essa transação. Exemplo de preenchimento: Conta da TV a Cabo.
- Documento: campo opcional em que você pode informar um número de documento. Se for uma compra com nota fiscal ou uma transação bancária com um código, você pode informar neste campo. Exemplo de preenchimento: 123456789-0.
- Tipo: é a categoria do lançamento. Você pode escolher um dos tipos que já vem cadastrados por padrão no programa ou criar seus próprios em Cadastros >> Complementares >> Tipos de Lançamentos.
- Subtipo: é a subcategoria do lançamento. Você pode escolher um dos subtipos que já vem cadastrados por padrão no programa ou criar seus próprios em Cadastros >> Complementares >> Subtipos de Lançamentos.
- Valor: é o valor da movimentação. Use vírgulas (e não pontos) para separar as casas decimais. Exemplo de preenchimento: 150,00
- Fornecedor: é quem irá receber o pagamento. Você pode tanto buscar um fornecedor em seu cadastro de Fornecedores como também digitar um nome não cadastrado na hora. Exemplo de preenchimento: Sky, Net, etc…
- Observações: campo opcional em que você pode acrescentar qualquer informação que desejar sobre esse lançamento.
- Repetições: é o número de meses que essa conta será cadastrada. Se você colocar, por exemplo, o número 4, serão criadas 4 contas a pagar com intervalo de um mês entre elas. A contagem do número de repetições inclui a conta atual, ou seja, se a conta possui apenas uma parcela, digite o valor 1 e não zero.
Note que na tabela de contas cadastradas, entre o campo “Valor” e as ações rápidas, há um botão para “Dar baixa”. A ação de dar baixa implica no pagamento da conta, ou seja, ela deixa de ser uma conta a pagar e passa a ser uma movimentação em conta.
Se na hora de dar baixa você optar por pagar apenas uma parte do valor, essa parte será lançada como movimentação em conta e o restante permanecerá em contas a pagar.